Oieeee,
Hoje vou trazer uma dúvida recorrente por aqui e te explicar com mais detalhes o que pode e o que não pode em relação a esse assunto.
Muita gente me pergunta: Bru, depois que coloco o fermento tenho que assar a massa imediatamente?
E a resposta é: depende do método. O que vai definir se a massa pode ou não esperar na geladeira para ser assada é o método de preparo e não o fermento que foi adicionado a ela.
Massa de método espumoso precisa ser preparada e assada logo em seguida, tenha ela fermento químico ou não em sua composição, pois, para além do fermento químico, ela é preparada por um método onde a aeração é o que trará a estrutura que precisamos. Essa massa precisará do calor para atingir o nível de fermentação necessário, desse modo, se deixarmos para assar depois, além de perder todo o ar que lhe foi incorporado, essa fermentação não ocorrerá e o resultado será de um bolo embatumado.
Já as massas de método cremoso, inverso, direto podem ser preparadas e armazenadas em geladeira por até 24h antes de ir ao forno. Esse método é eficaz tanto para MANTER A AÇÃO DO FERMENTO quanto para mantermos a segurança alimentar do produto, uma vez que este contém ovos crus.
Nesse tempo de resfriamento o fermento fica “ADORMECIDO” e deixa de agir com a mesma velocidade junto aos demais ingredientes, mantendo a eficácia ao ser levada ao forno dentro deste prazo.
Já as massas que vão BICARBONATO DE SÓDIO em sua composição, independente do método de preparo não consideramos interessante colocá-las na geladeira pois, este é um fermento de AÇÃO RÁPIDA o que vai diminuir um pouco da eficácia e ação dentro do forno após esse tempo de espera.
Dica importante: sempre retire a massa da geladeira alguns minutos antes de levá-la ao forno pré aquecido.
Me conta aí, você já precisou deixar a massa esperando na geladeira alguma vez?
Beijos e até mais 😘
Deixe o seu comentário
Ver comentários