Montagem de bolo perfeita em 5 passos

Oiiiiê

Sempre que veem os meus bolos altos recebo muitas mensagens perguntando quais seguros para uma montagem tão perfeita. Vou revelar isso pra vocês agora mesmo. 

Vamos para o passo a passo

1- Massa

É muito importante esperar a massa AMORNAR para retirá-la da forma, assim, você diminui o risco da massa quebrar, esfarelar e/ou grudar na forma. 

Coloque-a na grade de resfriamento e só embale quando ela estiver completamente FRIA. Você pode embalar em plástico filme e/ou saquinhos próprios para alimentos. Armazene na geladeira até o momento de usar.
Use o nivelador para deixar sua massa com a mesma altura e corte limpo.

NUNCA monte seu bolo com massa e recheio quentes

2- Calda

Regue o bolo com bastante cuidado para não colocar calda em excesso. Para manter o padrão, é importante que faça esse e os demais processos da montagem em cima de uma balança

Há uma calda super coringa e que serve de base para outros sabores: 2 partes de água para 1 parte de açúcar, leve ao fogo até derreter todo o açúcar e está pronta. reserve na geladeira por até 30 dias e a saborize como desejar.

3- Cinta de contenção

 A cinta é uma BARREIRA feita para não VAZAR o recheio para as laterais do seu bolo evitando assim que crie aquela “barriguinha”. Ela pode ser feita com a cobertura, brigadeiro ou ganache. Para esses dois últimos é necessário que esteja num ponto mais firme que o que será usado no recheio.

Quanto mais fininha for a contenção, melhor. Assim ela não vai tomar muito espaço do recheio. 

4- Ponto do recheio

É muito importante saber quanto tempo em média seu bolo vai ficar exposto, se seu cliente tem geladeira disponível para guardá-lo antes de colocar no salão, qual a temperatura média do ambiente que será a festa e como ele será transportado.

Ficando atento aos fatores acima será mais fácil escolher qual melhor recheio, se pode escolher algo mais cremoso, líquido, firme, se vai usar mais ou menos recheio. 

5- A montagem 

Por aqui, sigo o mesmo processo com as mesmas quantidades em todas as camadas: massa, calda, cinta, recheio e repito isso até o topo.

Por isso é tão importante fazer todo esse processo pensando, para que possa manter um padrão de produção e para que não perca dinheiro mandando bolo a mais do que foi prometido ao seu cliente. 

Seguindo esses passos te garanto que terá uma montagem linda e de comer com os olhos a cada fatia. 

Me conta aqui, como você faz a montagem dos seus bolos?

Beijos e até logo 😘