Gordura na massa de bolo

Gordura na massa
Gordura na massa

Oieee!

Tudo bem com vocês, meus foguetinhos e patinetes?

Bora falar sobre mais um ingrediente super importante em nossas receitas?

A gordura é um ingrediente essencial em nossas receitas de massas de bolo. Ela é quem traz umidade de longa duração, textura, pode ajudar a agregar ar dependendo de qual utilizada e qual método, além de muito sabor. 

Algumas formas de gordura que podemos utilizar são manteiga, óleo, margarina, azeite e ghee, por exemplo.

Assim como no caso do açúcar, que já falei aqui no blog, podemos substituir o tipo de gordura utilizada em uma receita, porém é preciso analisar quais mudanças essas trocas provocaram em sua massa. E para saber isso, vou te explicar as características de algumas delas!

Manteiga

A manteiga é uma gordura que vem do leite da vaca, portanto uma gordura animal, e sua principal característica, para o nosso uso, é que quando gelada ela endurece. Manteiga é uma gordura plástica, ou seja, ao ser batida ela tem a propriedade de incorporar bolhas de ar e segurar essa estrutura aerada por longo tempo.

Margarina

A margarina é uma gordura vegetal industrializada. Ao contrário da manteiga que endurece quando gelada, a margarina se mantém cremosa mesmo em baixas temperaturas. Isso faz com que ela não confira a mesma estrutura para uma massa que a manteiga daria.

Óleo vegetal (ou azeite)

O óleo vegetal de cozinha se encontra em estado líquido tanto em temperatura ambiente quanto gelado. É uma gordura que entra na massa do bolo para dar mais umidade de longo prazo. É por isso que quando trabalhamos com esses óleos vegetais temos bolos mais úmidos.

Agora que você já conhece um pouquinho das características de cada uma das gorduras citadas acima, você sabe que ao trocar uma por outra em sua receita, terá resultados diferentes. 

Caso deseje fazer uma massa amanteigada com óleo, por exemplo, perderá sua característica de uma estrutura mais firme e sabor que a manteiga proporciona. 

Já no caso de uma receita onde é pedido o uso de óleo vegetal e você quiser usar manteiga, será necessário fazer algumas adaptações para que não se obtenha um bolo mais ressecado ao final do preparo.

O mundo da confeitaria é muito versátil e permite muitas trocas e adaptações e agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, pode ir fazer seus testes sem medo!

Vou te dar uma dica de um post interessante aqui do Blog, sobre estrutura de bolo de andar. Basta apertar no link abaixo:

https://blog.cakelover.com.br/como-estruturar-o-seu-bolo-de-andar/

Ah, não esquece de me seguir no @BrunaRebelo!

Estarei te esperando por lá, e caso você prefira entrar pelo link, clique aqui para ir para acessar o meu instagram.

Beijos e até mais!