Oieeee, vamos falar um pouco sobre a FARINHA DE TRIGO.
Você já deve saber que ela é uma das responsáveis por nos dar um bolo perfeitinho.
Ela tem como componentes principais amido e glúten, e os dois vão fazer com que você tenha um bolo fofo e bem estruturado.
É possível fazer bolos com farinhas sem glúten, mas para isso é necessário uma combinação de ingredientes para imitar todas as características da farinha de trigo.
Então, como escolher uma boa farinha de trigo?
No Brasil, temos a farinha tipo 1, tipo 2 e a integral.
Para fazer bolos, quanto menor a porcentagem de proteínas melhor, pois significa que ela não tem tanto glúten, sendo, portanto, mais “leve”, proporcionando assim um bolo mais fofo.
Toda farinha de trigo tem glúten, que é desenvolvido quando está em contato com líquido e por processo de amassamento, que é necessário para o desenvolvimento
de massas de pão e de polo também. Porém, para massa de bolos, se o glúten for desenvolvido em excesso, pode ter como resultado uma massa pesada, deixando o bolo embatumado, duro, e sem crescer direito.
Por isso, quando adicionar a farinha à sua massa, não fique muito tempo batendo, basta envolver esse ingrediente até que a massa esteja homogênea.
Então, aqui no Brasil, a farinha com menor porcentagem de glúten, e consequentemente melhor para o bolo, é a farinha TIPO 1.
Espero que tenham gostado.
Beijos e até mais 😘
Amazing this kind of guide is definitely incredible it really aided me and also our kids, thanks a lot!