Oie, foguetinha ou patinete que me acompanha!
Vamos falar sobre o vocabulário da confeitaria básica.
Se você está começando a se aventurar nas terras da confeitaria e, assim como eu, ama entender a parte técnica por trás dos preparos, muito provavelmente vai esbarrar com alguns nomes complexos, muitas vezes em outras línguas e que podem te deixar um pouco confuso.
Por isso fiz esse glossário, com alguns termos que são muito utilizados na confeitaria básica.
Você pode tirar um print e salvar ou até mesmo copiar para o seu bloco de notas e ter sempre a mão pra quando a dúvida surgir.
Bora lá?
Blanchir: Branquear. É o ato de misturar o açúcar e os ovos e bater em velocidade alta até obter uma mistura esbranquiçada.
Creme fouettée: É o creme obtido quando creme de leite fresco é batido na batedeira até que fique cremoso e com textura de picos leves, antes de virar chantilly.
Cuisson à la nappe: É o ponto de cozimento que deve ser atingido pelo creme para ter uma textura cremosa e fluida. Para ter certeza que atingiu o ponto correto você pode fazer um traço com o dedo sobre o creme nas costas de uma colher ou espátula e o creme não fecha este traço.
Fouet: Utensílio formado por arames presos a uma haste em arcos utilizado na para aerar misturas, deixando massas e cremes mais leves.
Mise en place: Significa “colocar no lugar”. É o ato de separar os ingredientes e utensílios antes de começar a produção dos bolos.
Temperagem: É o ato de aquecer ou resfriar gradualmente a fim de obter um produto pronto para uso. No caso dos ovos, é o aquecimento gradual através de um líquido quente, para ser usado na produção de um creme. Isto evita que os ovos cozinhem muito rápido e o creme fique com pedaços de ovos coagulados.
Pâte à bombe: É um creme à base de gemas ou ovos inteiros, obtido a partir do cozimento das gemas ou ovos por uma calda de açúcar quente que é vertida sobre eles enquanto são batidos à mão ou batedeira.
Pectina: Substância que ao ser misturada com açúcar leva as geléias a atingirem o ponto de espessamento, o que significa que é ela quem faz as geléias engrossarem. O ácido também ajuda a liberar a pectina e por isso muitas vezes usamos limão em nossas caldas e geléias. Ela é encontrada em maior quantidade em frutas como limão, laranja, maçã e as frutas vermelhas.
Tem algum termo utilizado na confeitaria que você não entende bem e que não está aqui?
Me envie pelo Instagram @BrunaRebelo, que estou à disposição para te ajudar!
Beijos e até a próxima semana…
Deixe o seu comentário
Ver comentários