Banho-maria é uma técnica de cocção com calor indireto. Muito útil para preparar alimentos que não podem ser elevados a altas temperaturas rapidamente e que exigem uma cocção mais lenta, sem o alto aquecimento que acontece com o contato direto com o fogo.
Acho difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar nessa técnica. Mas o que muitos não sabem é que existem várias formas de fazer o clássico banho-maria… Vou te explicar algumas!
Banho maria tradicional
O banho maria tradicional é aquele que fazemos com a ajuda de uma panela levada ao fogo. Alguns detalhes são importantes para fazer este banho-maria de forma correta.
Primeiro escolha uma panela e uma tigela que se encaixem, de
forma que a tigela tampe a boca toda da panela, evitando que o vapor da água passe para dentro da tigela.
Em seguida coloque água o suficiente para não secar rapidamente, mas não deixe que ela encoste no fundo da panela, pois o desejado é que a tigela esquente com o vapor da água e não com a água em si. Ligue o fogo e assim que a água ferver, diminua a chama para que a água não ferva vigorosamente, apenas se mantenha aquecida.
Banho maria na panela de pressão
Esta técnica requer muita atenção para não passar do tempo de cozimento do seu creme e acabar perdendo o ponto.
Coloque sua assadeira dentro da panela de pressão com água até a metade da altura desse recipiente, tampe a panela e cozinhe pelo tempo que mandar sua receita.
Banho Maria no Forno
Para realizar este banho maria, ligue seu forno em temperatura baixa.
Enquanto isso, escolha uma assadeira maior, que caiba os recipientes que vai levar ao forno, seja uma outra assadeira menor ou mesmo ramequins.
Coloque os ramequins dentro da assadeira grande e leve ao forno. Com a assadeira grande já na grade do forno, encha sua assadeira com a água fria até atingir a metade da altura do recipiente de dentro e asse conforme tempo e textura da sua receita.
Essa técnica é muito utilizada para fazer preparos clássicos, como Pudim, Crème Brulée e Cremè Caramel! Acredite, se você tem o mínimo de interesse por confeitaria, já utilizou ou vai utilizar essa técnica com certeza… E quando for fazer pode vir aqui nesse post consultar caso tenha alguma dúvida.
Ah, não esquece de me seguir no @BrunaRebelo!
Estarei te esperando por lá, e caso você prefira entrar pelo link, clique aqui para ir para acessar o meu instagram.
Beijos e até a próxima!
Onde estava receita do seu pudim maravilhoso 😋
Deliciosa demais, não é mesmo?! 😋