Harmonização de sabores na confeitaria

Oie! Hoje vamos falar sobre harmonização de sabores na confeitaria, um dos tipos de perguntas que eu mais recebo de confeiteiras é: “Isso combina com aquilo?”. Esse assunto é muito importante para um bolo perfeito, afinal de contas, ninguém gosta de comer churrasco tomando vinho branco, porque simplesmente não combina, com os sabores do bolo é a mesma coisa.

Se não houver harmonia, um sabor pode apagar o sabor do outro ou simplesmente não combinar e ficar ruim. Eu gosto de separar os sabores em categorias, para facilitar na hora de combinar os sabores, são elas:

  • Neutros
  • Frescos
  • Intensos
  • Gordurosos
  • Muito Doces

O sabor neutro é um coringa, ele combina com praticamente tudo, exemplos: chocolate branco, coco, queijos leves, baunilha…

O sabor fresco, exemplos: cítricos, ervas, frutas vermelhas, abacaxi, maracujá… São sabores que geralmente não combinam com sabores muito intensos, mas fica perfeito com os sabores neutros.

Os sabores intensos como: café, chocolate amargo, cachaça, especiarias… Esse tipo de recheio é o primeiro que você vai sentir no bolo, por isso é preciso ter cuidado para não matar o outro sabor.

Os sabores gordurosos, por exemplo: Oleaginosas, queijos mais pesados, gemas, damascos… São sabores que precisam ser quebrados, e os sabores frescos combinam muito bem. 

Já os sabores mais doces, tipo: goiabada, caramelo, doce de leite… Esses recheios precisam ser combinados com outro sabor que amenizem essa doçura, para não ficar muito enjoativo.

Usando essa classificação fica mais fácil decidir as suas combinações e aos poucos você vai começar a já de cara saber se uma combinação vai ser legal ou não.

Mas, no fim das contas, o teste final é provar a combinação e decidir se te agrada. Não se esqueça que a região e os costumes interferem muito no paladar, então mesmo que você ame uma combinação, é importante pensar se pra sua região essa combinação vai ter uma boa aceitação.

Outra dica que quero te dar é a seguinte: Quando for a restaurantes, viagens, sempre fique atenta, perceba e se inspire nos sabores que conhecer. Tenho certeza que vai criar coisas incríveis e que podem te diferenciar no mercado da confeitaria. 

Beijos e até a próxima semana!