Oie! Nada mais bonito que um bolo bem colorido, não é mesmo? E na confeitaria quando falamos sobre cores estamos falando de corantes. No mercado hoje, você vai encontrar alguns tipos de corantes e é isso que vou te explicar.
Vamos começar pelo corante em gel. Ele é ideal para Buttercream, chantilly, pasta americana, glacê e outros diversos preparos hidrossolúveis. É ótimo para cores pastéis, nesse caso, utilize uma pequena quantidade. Como a maioria dos corantes, para conseguir cores mais intensas ele precisa de força mecânica, como mixer ou a batedeira. Outra alternativa é deixar de um dia para o outro na geladeira, e bater novamente, dessa forma a saturação da cor vai ser maior.
Já os corantes hidrossolúveis em pó, são facilmente diluídos em líquidos como água e alguns destilados, e mesmo assim eles são perfeitos para colorir buttercream, também funcionam bem em macarons, pasta americana, glacês, geléias de brilho, chantilly, cremes, massas de bolo, usos com aerógrafo e isomalte. Eu indico o uso desse tipo de corante principalmente para cores mais intensas, e é preciso tempo e força mecânica. Eu gosto de usar a batedeira por uns 15 minutos, para atingir o máximo de potência da cor.
E chegamos aos corantes lipossolúveis, que são próprios para o uso na área de chocolateria, por se diluírem em produtos à base de gordura. Podem ser utilizados em compressores para colorir ou dar um acabamento aveludado em bolos, bombons, esculturas de chocolate, doces e tortas sem alterar a textura ou sabor. Além disso, possui alta concentração, proporcionando cores vivas e excelente rendimento.
Ai você me pergunta: ‘Bru, se buttercream tem manteiga como base, eu não deveria utilizar o corante lipossolúvel?’. Eu entendo a sua dúvida e ela é muito comum… Mas na prática o corante lipossolúvel não dilui tão bem no buttercream quanto o hidrossolúvel, ele precisa de mais tempo e mais força mecânica e mesmo assim não atinge cores muito intensas.
Além disso, é facilmente encontrado no mercado da confeitaria os pós decorativos. Esse tipo de pigmento é utilizado nas decorações. Podem ser diluídos em álcool de cereais ou usados em pó mesmo para colorir desde bolos inteiros até alguns detalhes. Existe em diversas cores, além de efeitos metalizados, perolados e glitter.
Todos esses que te expliquei acima, você encontra na minha loja – www.loja.cakelover.com.br – na melhor qualidade possível, da marca que eu mais amo e utilizo, que é a Granchef.
Para finalizar o nosso post dessa semana, vou falar um pouco sobre os corantes naturais. São corantes que têm origem vegetal, animal ou mineral. A maioria possuem propriedade antioxidante, que é ótimo para a saúde. Os mais comuns são: os extratos de urucum, carmim de cochonilha, curcuma, clorofila… Mas eu tenho que ser sincera, esse tipo de corante na maioria das vezes não traz a potência de cor que precisamos na confeitaria e por isso é mais utilizado na confeitaria especial, para pessoas que tenham algum tipo de alergia ou intolerância.
Que maravilha ter tantos tipos de recursos à nossa disposição não é mesmo? É só soltar a criatividade e aplicar as técnicas certas!
Espero que tenham gostado, nos falamos na próxima semana. Beijos!
Essa professora é top demais. Estou esperando que um dia ela lança algum curso vitalício, não sou confeiteira faça para minha família por essa razão espero um curso vitalício para que eu possa comprar.
Olá, Selma, tudo bem?
Ficamos muito felizes com esse carinho.
Não teremos um curso vitalício, mas podemos te garantir que com os nosso cursos voce aprenderá muito. ❤️🚀