Cuidados na hora de congelar!

Cuidados ao Congelar
Cuidados ao Congelar

Uma das grandes dúvidas de quem trabalha com confeitaria é: como congelar e descongelar alimentos, e aqui eu vou te contar 4 dicas para que você perca o medo de congelar.  

Dica 1: Conheça o funcionamento do seu equipamento!

Fique de olho na temperatura do seu congelador, pois a validade do produto congelado vai depender deste fator!

Nas geladeiras mais modernas, você pode controlar a temperatura e o tempo digitalmente. Em equipamentos que não tenham essa função, recomendo fazer esse controle com um termômetro.

Para temperaturas de 0 a -5°C, a validade é de até 10 dias, -6°C a -10°C  a validade pode chegar até 20 dias de -10°c a -18°C a validade é de até 60 dias, a partir de –18°C por até 90 dias. 

Dica 2 : Tenha cuidado na hora de embalar!

O produto para ser congelado precisa estar sempre bem embalado em potes ou sacos plásticos fechados. 

Essas embalagens precisam ter uma etiqueta contendo no mínimo as seguintes informações: o nome do produto, o peso, o dia de fabricação e a data de validade. 

Dica 3 : Conheça a composição do produto que você vai congelar! 

Ao congelar um produto, conheça a composição dele. A maioria dos alimentos resiste bem ao frio sem alterar a sua estrutura, no entanto, alimentos que contém amido de milho, como por exemplo o creme confeiteiro, podem ter uma quebra em sua textura cremosa quando são levados ao congelador. Frutas frescas também não ficam com a textura ideal quando descongeladas, além de liberar muita água nesse processo! 

Dica 4: Congelou, descongelou, não se congela mais!

A regra é simples, congelou, descongelou, não pode congelar novamente. Se você congelar um produto que já foi descongelado você pode ter vários problemas com a proliferação de bactérias, perda nutricional e grande mudança em sua textura.
Para descongelar com segurança, retire o alimento do congelador e leve para a geladeira durante 12 horas. Assim, você pode ter certeza que o alimento está em condições de ser consumido. 

Viu só? O congelamento e descongelamento de alimentos na confeitaria não é nenhum bicho de 7 cabeças. Aplicando essas 4 dicas não tem erro!

Beijos e até a próxima semana!