Oie!
Um ingrediente que utilizamos muito na confeitaria no geral como parte de receitas de recheios, cremes e sobremesas, é o creme de leite.
E quais são os tipos de creme de leite que encontramos no mercado e quais suas diferenças?
Creme de leite UHT : É o creme de leite de caixinha. Este creme de leite é elevado a altas temperaturas, aumentando seu prazo de validade. Ele também é homogeneizado (já vem misturado com o soro) e possui uma textura mais cremosa. Tem cerca de 17% a 20% de gordura e pode conter vários outros ingredientes adicionados e por isso é muito importante ler o rótulo para saber escolher bem. Quanto menos ingredientes, melhor.
Creme de leite de lata : Também é um creme de leite pasteurizado, bem cremoso e com maior teor de gordura (cerca de 25%) que o de caixinha, porém o soro do leite vem separado do creme. Para retirar este soro, basta levar a lata ao freezer por alguns minutos e em seguida se faz 2 furinhos na tampa para escorrer este soro. Um problema desse tipo de creme de leite é que se fervido, elevado a altas temperaturas, ele talha, diferentemente do creme de leite de caixinha, que não vai talhar.
Creme de leite fresco : É o creme com maior percentual de gordura entre os cremes de leite, cerca de 35%. É o único que bate chantilly, justamente pela quantidade elevada de gordura. Seu único ingrediente é o creme de leite pasteurizado e não possui conservantes e estabilizantes, po resta razão é o que tem menor prazo de validade e deve ser mantido sempre refrigerado.
Em uma outra categoria, mas ainda em cremes que são feitos de leite, temos a nata.
A nata é a parte mais gordurosa do leite, com 50% de gordura, e com ela se pode bater manteiga e chantilly.
A nata também pode ser utilizada para fazer o ganache mas por ser mais grossa que os cremes de leite e ter um alto teor de gordura, deve ser diluída com um pouco de leite.
Deixe o seu comentário
Ver comentários