Oie!
Se você é minha foguetinha ou já tem um conhecimento razoável sobre confeitaria sabe o que significa o termo ‘mise en place’, mas vou te relembrar.
‘Mise en place’ significa pôr em ordem, ou colocar no lugar uma determinada coisa. Aplicado na confeitaria é a organização que realizamos antes de começar o preparo de alguma receita.
É o ato de separar e organizar os ingredientes pesados e equipamentos e utensílios que serão utilizados para produzir suas receitas.
O que acontece é que com a prática na cozinha podemos começar a achar um desperdício de tempo separar item por item.
Começamos a dominar os métodos de preparo, e acaba ficando mais fácil ir pegando os ingredientes durante o preparo, além de diminuir o trabalho na hora de lavar a louça.
Fala a verdade, isso já passou pela sua cabeça, ou então já até faz dessa forma, não é?
Então vou te dar a minha opinião!
Se você não tem uma grande produção, e os seus ingredientes e utensílios estão dispostos de forma prática na sua cozinha e já domina os métodos de preparo, acho que pode sim dispensar um mise en place mais longo, separando item por item da receita.
Porém, antes de começar o preparo deve sempre conferir se tem disponível todos os ingredientes (em quantidade correta) e utensílios que vai utilizar.
No entanto, caso tenha uma produção mais intensa, o mise en place não é dispensável!
Ele vai te ajudar a manter um padrão e controle na produção, evitando assim erros e atrasos em seus preparos. Ele permite que você confira todos os seus ingredientes e a quantidade que vai utilizar deles, assim, não falta nada na hora de realizar a receita, além de manter a ordem na hora do preparo, deixando sua cozinha mais organizada e profissional.
Para fazê-lo você pode usar tigelinhas, potinhos de armazenamento, qualquer recipiente em que você possa pesar e separar seus ingredientes.
Junto ao mise en place fazemos um plano de ataque:
• Revise o que deve ser preparado;
• Elabore uma lista de todos os ingredientes e sua quantidades;
• Determine a ordem das produções de acordo com tempo de cozimento e os procedimentos de preparação;
• Determine os utensílios e equipamentos que serão utilizados;
• Defina um “plano” seguindo uma ordem lógica das tarefas;
• Faça o mise en place da sua receita organizando tudo por ordem de uso. Para isso leia previamente toda sua receita e pese os ingredientes e retire da geladeira o que precisa ficar em temperatura ambiente.
É como eu sempre digo, você é livre e sua cozinha é seu laboratório!
Então faça da forma que vai se adaptar melhor, mas não se esqueça de sempre manter a qualidade dos seus produtos e a organização no seu trabalho.
Ah, não esquece de me seguir no @BrunaRebelo!
Estarei te esperando por lá, e caso você prefira entrar pelo link, clique aqui para ir para acessar o meu instagram.
Beijos e até mais!
Ah, Bruna, como é bom ter uma referência tão competente e desprendida como você na confeitaria!… É muito bom ser foguetinha!…
🥰 É um prazer ter vocês conosco Débora!