Oieeee!
Que bom escrever pra vocês mais uma semana…
Sempre bom poder falar sobre assuntos novos e, quem sabe, te ajudar em alguma tarefa aí do seu dia a dia! 😉
Se você trabalha com bolos por encomenda, já deve ter escutado de algum cliente a frase: ‘Quero o bolo bem molhadinho, viu?!’
E é aí a hora em que as suas habilidades e conhecimentos de confeitaria tem que agir.
O cliente não entende a parte estrutural e o que uma massa muito molhada pode fazer em um bolo, mas vamos deixar esse assunto de estrutura para outra semana, hoje quero falar sobre o que utilizar para umedecer os nossos bolos. Para isso temos algumas opções e eu já te adianto que nada pode entrar no nosso bolo sem agregar algum sabor e com a calda não é diferente. Vamos lá!
Coulis
O coulis é uma espécie de molho fino de frutas que não passa por nenhum processo de cocção. Nele as frutas são batidas com água e açúcar e já está pronto. O coulis costuma ser usado para acompanhar sorvetes e sobremesas, mas neste caso também pode ser usado para molhar seu bolo. Lembrando que por conter fruta crua, a durabilidade do bolo será um pouco menor.
Receita
Ingredientes:
- 300g de morangos
- 50g de açúcar refinado
- 30g de suco de limão
- 20g de água
Modo de preparo do coulis
1. Higienize os morangos corretamente.
2. Coloque os morangos no liquidificador ou processador com o açúcar, o suco de limão e a água e bata até obter um purê bem cremoso.
3. Passe esse purê por uma peneira para que fique bem liso.
4. Coloque o seu coulis em um recipiente esterilizado e leve para refrigerar.
5. O coulis pode ficar refrigerado por até 24 horas, ou ser porcionado em potinhos menores e congelados para uso posterior.
Dica:
A base do coulis pode ser feita com qualquer outra fruta. Para frutas muito maduras, verifique a dosagem do açúcar para não ficar muito doce.
Calda de açúcar
A calda de açúcar que vou ensinar aqui é uma base para que você possa saborizar como quiser e molhar seus bolos.
As proporções padrão :
Calda de água e açúcar – 100g de água para 50g de açúcar ;
Calda de água e pasta saborizante – 100g de água para 10g de pasta .
A melhor pasta de baunilha você encontra na minha loja, vou deixar o link aqui pra você:
Saborizações:
Algumas opções de saborizantes para caldas são : baunilha, canela, cravo, raspas de cítricos, anis, bebidas alcoólicas, até mesmo uma mistura a seu critério.
Atenção: nunca coloque o pincel dentro do pote da calda! Coloque um pouco de calda em um bowl, apenas o que for usar, e só então molhe o pincel e passe no bolo e repita a operação quantas vezes for necessário. O que sobrar de calda no bowl deve ser descartado.
Receita
Ingredientes:
- 500g de água
- 250g de açúcar
- Saborizante desejado
Modo de preparo:
1. Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
GUARANÁ
Eu sempre usei guaraná para molhar meus bolos, foi algo que aprendi com minha mãe e gosto muito, por isso mantenho este hábito. Porém, muita gente tem preconceito e pensa que isso pode azedar o bolo, mas em todos os testes que fiz até hoje, nunca aconteceu e nem tem motivo pra isso, já que é um produto que tem a validade longa, refrigerado ou não.
Eu uso o guaraná para molhar o bolo da mesma forma em que ele vem embalado, não é diluído nem fervido.
Agora algumas dicas importantes:
– Caso vá utilizar um pincel dê preferência para um pincel de cerdas naturais, para umedecer o bolo evitando que o pincel fique soltando pelos.
– Para ser utilizada no bolo, a calda precisa estar em temperatura ambiente, gelada ou fria para não interferir na estrutura da massa.
– Antes de usar a calda, observe se a quantidade de açúcar está do seu gosto.
– Tenha cuidado com as caldas, pois elas trazem sabor para o bolo e podem mudar demais o sabor dele. Dê preferência para caldas mais neutras quando o bolo já tem sabor muito intenso.
Com essas caldas o seu bolo vai ficar ainda mais saboroso. Mas tenha cuidado, não umedeça mais do que sua massa vai suportar.
No post da próxima semana conversamos sobre isso, beijos!
Deixe o seu comentário
Ver comentários